quinta-feira, 28 de junho de 2018

Copa Do Mundo 2018 - II

Começam as oitavas de final

No dia 15 de junho, eu havia publicado um texto aonde fazia alguns prognósticos sobre como seria a primeira fase da Copa do Mundo de 2018. Não vou repetir o que escrevi (se quiserem ler, podem procurar o texto no quadro ao lado, ou clicar no link: http://naomedeixesermalinterpretado.blogspot.com/2018/06/copa-do-mundo-2018-i.html, irei apenas comentar meus erros e acertos e fazer meus prognósticos para a segunda fase. Antes, quero dizer que lamento não ter postado comentários sobre cada jogo, ou pelo menos cada rodada da primeira fase, não estou, nem estava com paciência para fazer isso.
No post antes da copa, perguntei se ia dar zebra. Teve algumas zebras alemãs.

Os prognósticos da primeira fase: Acertos e erros
Grupo A: Eu havia previsto as classificações das seleções do Uruguai e do Egito. Acertei a primeira previsão. O selecionado uruguaio passou com três vitórias consistentes! Mas errei a classificação do Egito. Não sei explicar o motivo pelo qual achei que o jogador Salah faria diferença. O fato é que esqueci que, tradicionalmente, a seleção anfitriã se classifica para a segunda fase. (A única exceção foi a seleção da África do Sul em 2010). Mea Culpa, Mea Máxima Culpa! E o curioso foi que a seleção da Arábia Saudita conseguiu uma vitória honrosa sobre o Egito, que ficou em último. Eu deveria ter sido mais "conservador" e apostado na tradição da camisa.

Grupo B: Eu previ que as seleções da Espanha e Portugal se classificariam em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e acertei! Apenas não previ que na última rodada o Irã e o Marrocos criariam dificuldades, ameaçando a classificação de Portugal e até a posição na classificação.

Grupo C: Eu havia previsto as classificações das seleções da França e do Peru. Acertei a primeira previsão. Acho que me deixei levar pelas atuações do jogador Guerrero no Brasil, e por desconhecer a seleção dinamarquesa e ignorar sua tradição, duvidei da classificação da Dinamarca. Mas verdade seja dita, o selecionado peruano jogou com vontade.

Grupo D: Eu previ que as seleções da Argentina e Croácia se classificariam em primeiro e segundo lugares, respectivamente, errei a ordem. Aliás esse foi um grupo com partidas emocionantes. Primeiro, a Argentina se complicou empatando com a Islândia, por culpa da péssima atuação da seleção argentina e de Messi, que quis cobrar um penaltie, e errou! Depois, perdeu de goleada para a Croácia, sabia que essa seleção européia era boa, mas não que era tão boa. Houve um momento em que a Argentina parecia que seria desclassificada, mas os argentinos se classificaram no último jogo vencendo uma seleção nigeriana meio apagada. Se olharmos os resultados dos jogos, percebe-se que os únicos resultados "anormais" foram o empate entre Argentina e Islândia, e a derrota da Argentina frente à Croácia. Para completar, o atual clima na concentração argentina está péssimo. O time não fala mais com o treinador, pois considera que a culpa pelos maus resultados é dele, e o treinador além de incompetente e não ter pulso firme, ainda se humilhou publicamente perguntando no último jogo se deveria substituir um jogador para Messi, a estrelinha do time. 

Grupo E: Eu havia previsto as classificações das seleções do Brasil e Costa Rica. Acertei a primeira previsão. Mas com sustos! Primeiro, a seleção brasileira empatou com a seleção suíça, em um jogo feio. Depois o susto foi maior ainda com o Brasil marcando dois gols sobre a Costa Rica apenas nos acréscimos do segundo tempo. Mas gostei desse jogo por ter visto a seleção brasileira jogando com raça e com vontade. A seleção da Sérvia não conseguiu vencer a retranca suíça, e perdeu por 2 X 1, e depois perdeu por por 2 X 0 para o Brasil. A Costa Rica, a sensação da Copa de 2014 só conseguiu um honroso empate no último jogo e a Suíça se classificou em segundo.

Grupo F: Nossa! Nesse grupo houve uma ZEBRONA! Primeiro, o México venceu a Alemanha com a ajuda de um excelente goleiro, uma boa zaga e uma péssima seleção alemã. No jogo seguinte, a Alemanha venceu a Suécia em um jogo emocionante que prova que o jogo só termina com o apito final. A Suécia começou a partida na frente e dominou a Alemanha no primeiro tempo. O selecionado alemão virou o jogo com dois gols, um no começo e outro no final do segundo tempo. Parecia que, pelos resultados, o México ou a Suécia, que disputariam seu último jogo uma contra a outra, decidiriam quem passaria paras as oitavas, e a Alemanha venceria a Coréia do Sul e passaria em segundo lugar no grupo. Os sul coreanos jogaram bem, mas até então, mas não haviam vencido o México ou a Suécia. Bem... O "impossível" aconteceu. A Alemanha perdeu de 2 X 0 para a Coréia do Sul, com o último gol sendo de contra ataque sem o goleiro alemão. Com isso, Suécia e México passaram. E cabe falar acrescentar que, com a desclassificação alemã, duas "maldições" se cumpriram. Uma diz que, quem venceu a Copa das Confederações no ano anterior não vence a Copa do Mundo seguinte. A segunda maldição diz que quem venceu a Copa do Mundo anterior sai na Copa do Mundo seguinte na primeira fase. Azar da Alemanha...

Grupo G: Eu previ que as seleções da Bélgica e da Inglaterra se classificariam em primeiro e segundo lugares, respectivamente, e errei a ordem. Mas vou dizer, achei o último jogo entre as duas, o jogo que decidiria a ordem de classificação, meio fraco. Ambos os times pouparam alguns titulares. Minha impressão é que eles não queriam passar em primeiro para não cair na chave onde está o Brasil, Argentina, França e Uruguai. Se foi isso, a Inglaterra consegui cair na outra chave, mas não sei se isso foi positivo para alguma das seleções.

Grupo H: Acertei o primeiro lugar! A seleção da Colômbia se classificou na primeira posição de seu grupo, após passar um susto perdendo para o selecionado japonês no primeiro jogo. A segunda colocação foi uma surpresa, eu diria que foi uma zebra. A seleção do Japão se classificou mesmo perdendo o último jogo para a Polônia e, após empatar em todos os principais critérios, conseguiu a classificação por ter menos cartões amarelos que o Senegal. Até começar a terceira rodada desse grupo, parecia que os classificados seriam Japão e Senegal, pela ordem. A Polônia, que eu achei que se classificaria em segundo, ficou em último.
Lá vou fazer em mais algumas previsões...

Dessa forma os jogos das oitavas de final ficaram assim:
Uruguai X Portugal   França Argentina   Brasil México   Bélgica X Japão

Espanha X Rússia   Croácia X Dinamarca   Suécia X Suíça   Colômbia X Inglaterra

Meus novos prognósticos
Claro, é difícil adivinhar se vai ocorrer um empate que leve para os penalties, ou uma expulsão que mude os rumos de uma partida, mas vou me arriscar mesmo assim. Então, aposto que:

O Uruguai deve ganhar de Portugal. Essa previsão é complicada, pois a seleção portuguesa tem Cristiano Ronaldo, mas os uruguaios tem mais conjunto e tem o jogador Suárez.

A Argentina deve ganhar da França. A Argentina vem se caracterizando na últimas Copas por jogar mal, depender da sorte, e mesmo assim consegue avançar sobre bons adversários. Acho que isso ocorrerá novamente, ainda que os comentaristas e modelos computacionais apontem para uma vantagem francesa.

O Brasil deve ganhar do México. O time mexicano tem um excelente goleiro e uma boa zaga, mas pode ser derrotado por um time determinado e ofensivo. Confio no Brasil.

A Bélgica deve ganhar do Japão, a menos que venha alguma zebrona. Esse deve ser o único jogo em que ninguém, exceto os japoneses, acredita que a Bélgica possa perder.

A Rússia deve ganhar da Espanha. Essa previsão vai contra o histórico de ambas as seleções, o peso da camisa, e os prognósticos de comentaristas e modelos de computador. Mas vou me arriscar e apostar nos russos.

A Croácia deve ganhar da Dinamarca. Pelo o que foi apresentado na primeira fase, tudo aponta para uma vitória croata.

A Suécia deve ganhar da Suíça. É difícil dizer se os suíços serão capazes de neutralizar o ataque sueco. Mas aposto na Suécia.

Complicado esse último jogo. A Colômbia aparenta ter mais time, mas a Inglaterra tem mais tradição e é apontada pelos comentaristas e modelos de computador como sendo favorita. Vamos ver! Eu vou de Colômbia, mas sem certeza, só chute mesmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário