domingo, 8 de março de 2015

Star Wars: As Cenas Dos Bastidores De Guerra Nas Estrelas

Encontrei por acaso em um site algumas fotos, tiradas com polaroid, da produção do filme Star Wars, fiquei curioso e resolvi pesquisar a respeito. Descobri que as fotos fizeram parte de uma exposição que ficou em cartaz (entre o final de 2014 e começo de 2015) no Reino Unido. Aproveitei a pesquisa e, além de recolher pela internet o máximo de fotos da exposição, colhi informações sobre quem tirou e porque. Espero que gostem.


Os bastidores de Guerra nas Estrelas em raros polaroides


Em 1976, começaram as filmagens de Star Wars, um filme descrito por seu roteirista e diretor George Lucas como um conto de fadas moderno "há muito tempo atrás, em uma galáxia muito, muito distante". Luke Skywalker (interpretado por Mark Hamill) sonha em se tornar um piloto espacial e escapar de sua vidinha simples como um garoto de fazenda no planeta deserto de Tatooine. Seu desejo se torna realidade quando ele se vê envolvido na guerra civil entre o Império Galáctico e um bando de rebeldes ousados, que tem na bela Princesa Leia (Carrie Fisher) uma de suas líderes.



Guerra nas Estrelas foi filmado em locações na Tunísia e no Elstree Studios em Hertfordshire. Seus efeitos especiais inovadores foram criados na Califórnia pela companhia de Lucas, a Industrial Light & Magic. O artista Ralph McQuarrie criou as primeiras ideias visuais que foram depois desenvolvidos por equipes de designers nos EUA (sob o comando de Joe Johnston) e no Reino Unido (que tinham entre seus integrantes o desenhista de produção John Barry, o figurinista John Mollo e o cineasta Gil Taylor.


A continuísta Ann Skinner fazendo anotações com sua máquina de escrever no deserto da Tunísia.

A supervisão de continuidade ficou a cargo de Ann Skinner cujo currículo impressionante também inclui Longe da Multidão (1967), Darling (1965) e Oh! O que Bela Guerra (1969). A continuidade é um papel extremamente importante, mas é muitas vezes esquecido quando se escreve sobre cinema. Os continuístas têm um trabalho extremamente exigente que requer uma sofisticada compreensão de todos os aspectos da produção e linguagem cinematográficas. Eles também precisam ter uma forte atenção aos detalhes e serem capazes de perceber e registrar quaisquer alterações ou discrepâncias na sequência de um filme. Historicamente a função freqüentemente fica a cargo de mulheres (embora isso esteja mudando recentemente) e por muitos anos a supervisora de continuidade era conhecida como a “menina do roteiro” ou “menina continuísta”.

Como supervisora de continuidade em Star Wars, Skinner precisava ter uma compreensão completa de todas as partes do roteiro. Era seu trabalho para garantir que as cenas filmadas com intervalo de dias ou semanas se encaixariam perfeitamente na hora de fazer a edição de imagens. Skinner descrevia seu papel como sendo o de "agente do editor no local de filmagens, o intermediário entre o diretor e o editor". Ela mantinha um registro detalhado do filme, repleto de anotações detalhadas, bem como fotografias Polaroid tomadas durante as filmagens.


A anotação no canto superior lembra que a foto se refere à cena 26 do roteiro.

O primeiro trabalho de Skinner, ao receber o roteiro, era anotar cada detalhe da produção e o tempo de duração das cenas gravadas (para manter produtor e diretor informados da duração total esperada do filme), verificar se as imagens eram gravadas nos mesmos horários ou se tinham a mesma luminosidade e seguir uma sequência lógica (erros de continuidade muitas vezes ocorrem durante as gravações), e para fazer anotações sobre roupas, adereços particulares e a posição dos atores em cenas específicas.


Para evitar erros de continuação eram tiradas polaroides para registrar como eram as roupas, cabelo e maquiagem da princesa Leia, uma anotação foi feita para lembrar que o bracelete estava no braço direito.

As páginas a seguir são da cena de abertura do filme, de como a espaçonave da Princesa Leia foi atacado por um Destroyer Imperialr. Darth Vader acredita que os rebeldes roubaram os planos para a Estrela da Morte, uma nova estação espacial concebido para se tornar a arma mais mortal do Império. Você pode ver as primeiras notas Ann feitas para seu roteiro em pré-produção em caneta vermelha e verde. A nota "USA" significa que esta cena é composta por efeitos especiais que estavam sendo criados na Industrial Light & Magic, na Califórnia. Outras notas destacam efeitos mais específicos (explosão e fumaça) e os adereços que são necessários (cinto de utilidades do Luke, electrobinóculos e fuzil).




Uma enorme quantidade de informação tem de ser capturado dentro de um curto espaço de tempo, por isso, fotos Polaroid forneciam uma referência visual rápida para obter mais detalhes, tais como as posições dos personagens, adereços e meandros do traje. Estes foram grampeadas no roteiro ao lado das cenas relevantes, e são geralmente acompanhadas de anotações adicionando mais informações.



Capturar informações sobre diferentes tomadas e mudanças de diálogos é uma parte central do trabalho do supervisor continuidade. As imagens abaixo mostram o ensaio e as diferentes posições tomadas para a cena em que Luke vai em busca do robo R2D2 e é atacado pelo Povo da Areia (Sandpeople). No final de cada dia, Ann tinha que datilografar tudo (na época não existiam laptops) em páginas de continuidade, usando seu script como referência. Isso pode incluir informações para o editor, incluindo aquilo que o diretor George Lucas quer usar na edição final.





Algumas cenas apresentaram desafios específicos em termos de continuidade. Depois de Luke, Han Solo (Harrison Ford) e Chewbacca (Peter Mayhew) resgatarem a Princesa Leia de sua cela na prisão da Estrela da Morte, eles tentam escapar pela única rota de fuga possível, descendo em um conteiner de lixo. Eles ficaram no fundo e as paredes do espremedor de lixo começam a fechar, ameaçando esmagar os personagens.


Skinner levou um grande número de Polaroids em cores e em preto e branco para registrar a posição das paredes e fragmentos em diferentes estágios na cena, muitas vezes ligando estas etapas para linhas de diálogo (como resposta sarcástica de Han às ordens de Leia: "Sim Vossa Alteza").



O roteiro de Skinner também inclui cenas que foram filmadas, mas não foram usadas na edição final. O roteiro de filmagem tem mais ação em Tatooine como a reunião de Luke Skywalker com seus amigos Fixer, Camie e Biggs (que aparecem novamente mais tarde no filme como combatentes rebeldes que se juntam ao assalto na Estrela da Morte).




O roteiro de Skinner foi um instrumento essencial da produção de Star Wars, criado para auxiliar a tarefa imensamente complicada de rodar um filme. Visto agora, porém, ele serve como um registro visual incrível da realização de um filme lendário. Por meio de suas notas e imagens, temos uma noção do que estava acontecendo no set, e como localização, estúdio e efeitos especiais trabalho malha juntos em pós-produção.

Nós também podemos ver os atores descontraídos, fora dos personagens e/ou trajados. Nas duas imagens a seguir, vemos Darth Vader (David Prowse) sem capacete, e Peter Cushing como Grande Moff Tarkin (descrito no roteiro como um "pequeno homem mau").




As fotos faziam parte de uma exposição chamada On-Set: Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança que foi exibido no Atrium, BFI Southbank no Reino Unido até o dia 4 de Janeiro desse ano (2015).

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