sexta-feira, 31 de julho de 2015

Escadarias Pelo Mundo - I

Escadarias Pelo Mundo

Alguns dias atrás, vi em um site uma lista de escadarias famosas, ou pelo menos inusitadas, espalhadas pelo mundo. Parece que a lista havia sido feita originalmente por um site americano, mas diversos outros sites ao redor do mundo resolveram copiar e fazer modificações na lista original. Gostei da ideia, e por isso, resolvi fazer a minha própria lista. Para não ficar um post muito longo, vou exibir algumas dessas escadarias de cada vez.

Montanha Bueren - Bélgica
A montanha Bueren na verdade não é uma montanha, mas um morro bem alto localizado na cidade de Liége. Pela altura, e o grande número de degraus, a impressão de quem sobe todos os 374 degraus é de que a escadaria está em uma montanha. A escadaria foi construída em 1881 para permitir que soldados estacionados no alto do morro pudessem chegar ao centro da cidade, rapidamente sem ter que perder tempo pelas ruas sinuosas dessa cidade medieval. 
Do alto da escadaria é possível ver o rio Meuse.

Escadaria Potemkin - Ucrânia
É o cartão postal da cidade litorânea de Odessa. Originalmente o nome era escadaria Richelieu, em referência a estátua do Duque de Richelieu, primeiro prefeito de Odessa, que fica no alto da escadaria. Em 1955, a escadaria teve seu nome mudado para Potemkin para comemorar os 30 anos de aniversário do filme Couraçado Potemkin, no qual aparecia a famosa cena no qual civis eram fuzilados na escadaria. Tal fato nunca aconteceu na verdade, a cena foi criada pelo diretor Sergei Eisenstein. 
 A escada foi restaurada em 1933 e o grès foi substituído por granito rosa oriundo do rio Bug Ocidental e os degraus foram cobertos de asfalto. Oito degraus foram retirados quando a área do porto foi ampliada, chegando-se aos 192 atuais. 
Os degraus tem 12,5 metros de largura no alto da escada, no sopé os degraus tem 21,5 metros de largura. Sua extensão é de 142 metros e, vista de baixo parece ser ainda mais longa por uma ilusão de ótica. São 192 degraus (originalmente eram 200) com 10 patamares intermediários. Sua concepção é tal que um observador no alto da escadaria vê somente os patamares, enquanto que de baixo são vistos somente os degraus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário