segunda-feira, 17 de agosto de 2015

It Ain't Me Babe - II

It Ain‘t Me Babe

"It Ain‘t Me Babe" é uma canção de Bob Dylan que originalmente apareceu em seu quarto álbum Another Side Of Bob Dylan, que foi lançado em 1964 pela Columbia Records. 

Esta canção, junto com outras do álbum, marcou o momento em que Dylan começou a explorar as possibilidades da linguagem e níveis mais profundos da experiência humana. Segundo algumas fontes, todas as canções surgiram de uma tentativa de Dylan de escrever poemas para um livro. O livro não saiu, mas Dylan beneficiou do exercício mental de expor sentimentos e pensamentos mais elaborados sobre a vida. Biógrafos de Dylan em geral concordam que a música deve sua inspiração para sua ex-namorada Suze Rotolo. Ele teria começou a escrever a música durante sua visita à Itália em 1963, quando foi procurá-la. Outras versões dão conta que a cançãop teria sido escrita para Joan Baez. Seja como for a canção fala de um rapaz que tenta convercer a ex-namorada (ou será ele mesmo?) de que ele não serve para ela, e por isso ela deve esquecê-lo.

Este lendário álbum, foi gravado por Dylan em uma única sessão de estúdio durante toda a noite, auxiliado por "um par de garrafas de vinho Beaujolais. Segundo a lenda, o refrão "no, no, no, it ain‘t me babe" é uma resposta ao refrão dos Beatles "she loves you, yeah, yeah, yeah". Menos de um ano após o lançamento, a canção foi usada por diversos artistas que forjaram o movimento folk rock, incluindo Os Turtles e Os Byrds.

Covers e versões
Admirador de longa data da obra de Dylan, Johnny Cash fez um cover dessa canção, junto com sua esposa June Carter (com as bençãos de Dylan, que também admirava a obra de Cash) para o seu álbum Orange Blossom Special, de 1965.

A canção aparece no filme de 2005 Walk The Line, sobre a vida de Cash, e foi cantada por Joaquin Phoenix e Reese Witherspoon.

Este foi o primeiro sussesso dos Turtles, que emplacaram a posição número 8 nas paradas de singles dos Estados Unidos, em 1965.

Outros artistas para gravar a canção incluem Joan Baez:

Jan e Dean, em 1965:

Nancy Sinatra, em 1966,

Nenhum comentário:

Postar um comentário