quarta-feira, 30 de maio de 2018

Queixa E Agradecimento

Queixa Contra O Atendimento Da Microsoft E Agradecimento Ao Atendimento Da Seguradora

Semana passada ocorreu uma sequência de fatos que me deixaram bem irritado com a MICROSOFT. Meu pai tem um laptop Samsung, com processador Intel inside Core i5, com 1 "Tera" de memória. Uma excelente máquina comprada em novembro de 2015 e que nunca havia dado qualquer problema. Aliás, quero deixar bem claro que recomendo os produtos da Samsung, e que o problema que tive com o computador não tem relação com o hardware, a máquina, mas sim com o software, o Windows 10.

De tempos em tempos, a Microsoft impõem alguma atualização, que não se pode recusar, pois o sistema operacional não permite que se use o computador sem que atualização seja aceita. Foi o que aconteceu na segunda feira, dia 21 de maio de 2018, quando liguei o computador, apareceu uma tela azul exigindo que eu escolhesse algumas opções em um questionário. Algumas delas, diga-se de passagem, bem abusivas, como permitir o rastreamento de minha localização e até o que eu faço com o computador, sob a desculpa de oferecer melhores serviços. Escolhi as opções que me interessavam e segui adiante. No dia seguinte, terça feira, a mesma tela azul apareceu, impondo que escolhesse as mesmas opções. Escolhi aquelas que me interessavam e usei o computador. Quando fui desligar, veio uma mensagem dizendo que deveria desligar e atualizar o computador, e fiz o que foi pedido.

No dia seguinte, quarta feira, 23 de maio de 2018, começaram meus problemas. Quando liguei o computador, apareceu uma tela azul meio escurecida dizendo que precisava atualizar meu Windows. Fazer o quê? deixei o computador atualizando. Ele atualizava um pouco, desligava, atualizava mais um pouquinho, desligava, e assim foi. Depois de TRÊS HORAS, ele terminou. Quando fui ligar o computador novamente, apareceu uma tela azul dizendo para que escolhesse um idioma, escolhi português, e depois apareceu outra tela azul com cinco opções. Infelizmente, não me lembro quais eram as opções, nem anotei elas. Mas lembro que sempre que clicava em uma opção, ou ela me levava de volta para a primeira tela, onde tinha que escolher o idioma, ou me levava para outra tela onde havia três opções: Windows Rollback (não descobri o que é isso) e duas opções iguais, Windows 10. Fiquei na dúvida sobre o que fazer a princípio, mas fui tentando as três opções (uma de cada vez, claro!) e sempre que fazia isso era enviado de volta para a primeira tela onde era pedido que eu escolhesse meu idioma.

Incapaz de resolver o problema, usei meu smartphone para procurar uma solução. Descobri que a Microsoft não tem loja física no Brasil, mas encontrei dois telefones de atendimento ao consumidor neste link. O primeiro número (11) 4706-0900 tocava e eu não conseguia ser atendido, nem por uma pessoa, nem por uma máquina. O segundo número 0800 761 7454 era atendido por uma maquina que pedia que eu escolhesse através do teclado algumas opções para que eu fosse atendido. Fui escolhendo as opções, e às vezes era mandado de volta para o começo! Mesmo assim não desisti, consegui ser mandado para o atendimento com um representante. Fiquei esperando quase 20 minutos para ser atendido, e quando comecei a explicar meu problema... o atendente desligou o telefone na minha cara! É! Desligou na minha cara. Algumas pessoas podem dizer: "Mas talvez a ligação tenha caído!", mas como verão não foi isso que aconteceu.

Quando liguei pela segunda vez, passei pela mesma dificuldade de conseguir ser enviado para o atendimento com um operador. Um parenteses: achei que o PROCON exigisse que a opção de falar com o atendente fosse a primeira, ou pelo menos fosse mais fácil de obter. Quando finalmente fui atendido, depois de quase meia hora esperando, comecei a explicar meu problema e... O ATENDENTE DESLIGOU NA MINHA CARA! SIM! PELA SEGUNDA VEZ A MICROSOFT, ATRAVÉS DE SEU REPRESENTANTE BATEU O TELEFONE NA MINHA CARA! Ou seja, não foi acidente, foi intencional! Claro que fiquei irritado, mas como ficar irritado não resolve nada, procurei pela internet o site da empresa, para encontrar informações sobre como resolver meu problema. Descobri duas coisas: Que tem um monte de gente que passou pelo mesmo problema que eu e, pelas dicas que a representante passa, nem ela sabe direito como resolver o problema, pois muitas pessoas tornam a escrever dizendo que o problema não foi resolvido. Segui algumas instruções, como ficar clicando insistentemente o botão delete, ou F10, quando ligar o computador. A única coisa que consegui foi sair daquela tela azul e acessar a página de inicialização. Achei que talvez meu problema estivesse resolvido, mas depois de inserir minha senha... descobri que a tela estava preta, apenas aprecia um ícone, a lixeira, e não conseguia acessar nenhuma função do windows, como pesquisa, painel de controle, nada.

Depois de muito penar, tentando encontrar uma solução, nessa terça feira, dia 29 de maio de 2018, pensei em levar o laptop em uma loja Samsung, para perguntar se eles poderiam me indicar uma solução. POIS A MICROSOFT ESTÁ POUCO SE LIXANDO PARA O CONSUMIDOR, UMA VEZ QUE ELA DESLIGA O TELEFONE NA CARA DO CLIENTE/USUÁRIO DOS SEUS PRODUTOS. Quando fui olhar a papelada da compra do computador, descobri que havia sido comprado junto uma garantia estendida, que só vence em novembro de 2018. Nem eu ou meu pai lembrávamos disso.

Liguei para a seguradora, A Zurich, e fui muito bem atendido. A atendente pediu os dados da compra, os meus dados, ouviu meu problema, e deu o telefone de uma técnico para o qual deveria ligar. Entrei em contato com o técnico, contei o que aconteceu e ele me explicou passo a passo o que fazer. O surpreendente, é que foi simples a solução, bem demorado, é verdade, mas foi simples arrumar o problema. Ao invés de entrar com minha senha, eu deveria apertar o shift e escolher uma opção no botão de desligar (desculpem, não lembro mais qual era) e restaurar o sistema. Pois é! As poucas coisas salvas no computador foram perdidas, mas nós tínhamos cópia em pendrive, cartão de memória e e-mail. Levou 6 horas ao todo para restaurar o sistema, instalar novamente o Windows 10 e acertar alguns requisitos, como idioma, acesso à internet, etc. Claro que o técnico não ficou no telefone comigo esse tempo todo, ele apenas foi explicando as opções que eu deveria escolher para restaurar o sistema e explicou o que eu deveria fazer depois que o Windows fosse reinstalado.

Ainda bem que foi feito o seguro, caso contrário uma excelente máquina estaria perdida, ou pelo menos eu teria que comprar um novo sistema operacional. Quero agradecer a Zurich Seguros pelo serviço prestado. Quando comprar um novo computador farei seguro com eles. Quero deixar mais uma vez claro que o hardware (máquina) da Samsung é ótimo, nunca deu problema e funciona muito bem. E quero concluir meu desabafo dizendo que só continuo usando esse lixo do Windows 10 por falta de opção. Um Apple é caro, e depois de algum tempo eles param de atualizar os produtos e deixam os clientes na mão. O Linux exige que o usuário entenda de programação, ou pelo menos faça um curso, e o Android para PC ainda é uma incógnita.

Um conselho! Sempre salve seus arquivos, sobretudo os mais importantes nesses lugares que citei, e até em um HD externo, nunca se sabe quando a Microsoft vai fazer uma atualização, travar seu computador e apagar seus arquivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário