Jumpin' Jack Flash
"Jumpin' Jack Flash" é uma canção da banda inglesa Rolling Stones, sendo lançada como single em 1968. É uma das canções mais populares e conhecidas do grupo. A canção foi recebida por alguns como o retorno da banda às suas raízes de Blues depois da psicodelia de seus álbuns anteriores.
Composição
Em 2010, Keith Richards deu uma entrevista para a revista Rolling Stone explicando a origem da canção. Segundo ele, a letra surgiu em uma manhã cinzenta na casa de campo de Richards, em Redlands. Ele e Jagger tinham passado boa parte da noite em claro e de manhã acordaram com o som das botas do jardineiro Jack Dyer, sob a janela do quarto. Jagger perguntou: “O que é isso?” e Richards respondeu: “Oh, isso é Jack. Isso! Jumping Jack”. Richards começou a trabalhar em torno da frase na guitarra, que estava em afinação aberta, cantando a frase "Jumping Jack”. Jagger acrescentou, “Flash”, e de repente a frase ganhou ritmo e versos foram acrescentados junto com acordes.
Bill Wyman, em sua autobiografia “Stone Alone”, afirmou que contribuiu para a canção, mas seu nome não foi creditado como co-autor, o que deixou-o contrariado. Ele contou que havia chegado ao estúdio de ensaio, e não um estúdio de gravação, junto com Brian Jones e Charlie Watts, e para passar o tempo, ele sentou-se ao piano e começou a fazer esse riff, da- daw, da-da - daw, da-da – daw. Em seguida, Jones jogou um pouco de guitarra e Watts começou a batucar um ritmo. Jagger e Richards entraram pouco depois, imediatamente disseram: “Ei, isso parecia muito bom, continuem, o que é?”, e no dia seguinte, gravam.
Apesar de Wyman creditar para si a criação do riff de “Jumpin’ Jack Flash”, Richards contou à revista “Rolling Stone”, que ele tem muito orgulho de sua parte de guitarra nessa música. "Quando você começa um riff como “Jumpin’ Jack Flash”, você obtém um grande sentimento de euforia , uma alegria perversa", e ele completa. "Eu posso ouvir toda a banda decolar atrás de mim cada vez que eu toco “Jumpin’ Jack Flash””.
Em um filme promocional (como eram chamados os video clipes na época) os integrantes do Rolling Stones usavam roupas ultrajantes e pintura facial, o que viria a se tornar uma tendência entre as bandas de Rock And Roll dos anos 70. Esta é a canção mais executada pelos Rolling Stones, e vem sendo tocada pela banda em todas as turnês desde seu lançamento em 1968. Para eles, a canção marcou um retorno ao Blues de seus primeiros anos.
Lançado como single em 24 de maio de 1968, "Jumpin' Jack Flash" (com "Child of the Moon" no lado B) chegou ao topo da parada de sucessos do Reino Unido e alcançou a posição número 3 nos Estados Unidos.
Aretha Franklin
Em 1986, a canção foi utilizada em um filme estrelado por Whoopi Goldberg, que também se chamava Jumpin’ Jack Flash. Além de tocar a versão dos Rolling Stones, o filme apresenta um cover de Aretha Franklin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário