quarta-feira, 5 de agosto de 2015

You Really Got Me - II

You Really Got Me

"You Really Got Me" foi escrita por Ray Davies, vocalista e principal compositor da banda Kinks, em algum momento entre 9 e 12 de Março de 1964. Inicialmente a canção era mais leve, com um ritmo mais próximo ao jazz, mas quando Dave Davies, irmão de Ray e guitarrista dos Kinks ouviu a faixa, decidiu que o riff seria muito mais poderoso na guitarra. A banda começou a executar a canção em suas apresentações, sendo bem recebidos.

Anos depois, Dave contou que a canção tinha sido inspirado pela canção de Jimmy Giuffre "The Train And The River". Ainda de acordo com o empresário da banda, Larry Page, o riff da música surgiu enquanto os integrantes da banda tocavam os acordes da canção "Louie Louie" dos Kingsmen.

A canção foi gravada pelos Kinks pelo menos duas vezes no verão de 1964. A demo da banda foi gravada em um estilo "bluesístico", enquanto que a versão de estúdio (gravada em junho) ficou mais lento e menos enfático do que a versão final lançada em single. Embora o banda quisesse regravar a canção, a Pye Records se recusava a fazer uma nova sessão de estúdio. Ray Davies então ameaçou se recusar a promover o single, a menos que ela fosse regravada. O impasse foi quebrado, com a decisão da banda de bancar uma nova sessão de estúdio.

O som de guitarra distorcida foi criado depois de o guitarrista Dave Davies cortado o cone do alto falante de seu amplificador com uma lâmina de barbear e cutucou-o com um alfinete.

Solo de guitarra
A melodia de guitarra na gravação final tem sido objeto de um mito segundo o qual, ele não teria sido tocado pelo guitarrista Dave Davies do Kinks, mas pelo músico Jimmy Page, que mais tarde se juntou ao Yardbirds e ao Led Zeppelin. Page sempre negou ter tocado a melodia de guitarra no meio de "You Really Got Me". O historiador do Rock e escritor Doug Hinman afirma que o boato foi criado e promovido por músicos britânicos descontentes com o fato de que uma banda de adolescentes, como os Kinks, pudesse produzir e gravar uma canção de blues poderosa e influente, aparentemente do nada. O produtor da banda, Shel Talmy, sempre foi enfático ao negar a participação de Page, mas o mito persiste mesmo assim. Alguns musicólogos descrevem "You Really Got Me" como a precursora dos gêneros heavy metal e do hard rock.

Sucesso
"You Really Got Me" foi lançado como o terceiro single dos Kinks em 04 de agosto de 1964, tendo no lado B a canção "It’s All Right". Três depois do lançamento, "You Really Got Me" começou a aparecer na listas das mais tocadas, depois subiu para o topo das paradas britânicas, sendo o primeiro single da banda a fazê-lo. Ray Davies mais tarde afirmou que, devido à alta demanda do single, Pye Records deixou de produzir outros singles para usar toda a sua produção na fabricação de cópias de "You Really Got Me". Devido ao grande sucesso alcançado no Reino Unido, a canção foi lançada nos Estados Unidos, em 02 de setembro de 1964. Apesar de não aparecer nas paradas até 26 de Setembro, a canção chegou ao sétimo lugar da Billboard Hot 100. A canção mais tarde apareceu no álbum de estréia da banda, Kinks. Na versão americana do álbum, o título foi para You Really Got Me. Shel Talmy propôs que Ray cantasse versões da canção em francês, alemão, espanhol e japonês, para seus respectivos mercados, a proposta nunca foi adiante.

Uso de riffs de guitarra distorcidas pelos Kinks continuou com canções como "All Day and All of the Night", "Tired Of Waiting For You" e "Set Me Free", entre outros. Pete Townshend do The Who, cuja banda também foi produzida por Talmy na época, afirmou que seu primeiro single, "I Can‘t Explain", foi influenciado pelo trabalho dos Kinks na época.

Van Halen
A banda de hard rock americana Van Halen lançou um cover de "You Really Got Me" para o seu álbum de estréia, Van Halen, em 1978. Como o primeiro single da banda, foi um sucesso nas rádios populares, o que ajudou a dar início a carreira da banda. Esta versão, que foi citado por Eddie Van Halen como uma versão "atualizada" do original, destaque para a "histriônica" guitarra de Eddie Van Halen e as "travessuras vocais", de David Lee Roth. A canção vinha sendo tocada pela banda em apresentações durante anos, antes de seu lançamento estúdio. A canção acabou se transformando no primeiro single do Van Halen como resultado de um encontro entre Eddie Van Halen e o baterista da banda Angel, Barry Brandt. Eddie Van Halen mostrou um demo de "You Really Got Me" para Brandt em um encontro. No dia seguinte, o produtor do Van Halen, Ted Templeman, disse a Eddie Van Halen que os integrantes da banda Angel estavam gravando sua própria versão de "You Really Got Me". Como resultado, a canção foi gravada as pressas e lançada como um single antes que a banda Angel pudesse fazê-lo.

Outras versões e covers
A banda italiana I Califfi, em 1965:

13th Floor Elevators, em 1966:

Sly & Family Stone, em 1983:

Nenhum comentário:

Postar um comentário