Hindenburg: O Desastre Explicado Através De Documentários
Oitenta e um anos atrás, em 6 de maio de 1937, o dirigível Hindenburg explodia no ar no aeródromo de Lakehurst, no estado de Nova Jérsei. Resolvi aproveitar a data e exibir os documentários a seguir que tratam do tema. Caso queiram saber mais, podem ler a página sobre o desastre do do Hindenburg na wikipédia.
O primeiro documentário selecionado por mim faz parte da série Segundos Fatais, exibido pela National Geographic. O documentário é bom, os primeiros 22 minutos são dedicados a contar um pouco da história do Hindenburg e de seus ocupantes. O restante do documentário é bem interessante pois diversas hipóteses são apresentadas e avaliadas. Apesar de a explicação para o acidente parecer ser convincente, convém levar em conta que o documentário apresenta uma hipótese, pois ninguém tem certeza sobre o que de fato ocorreu.
O segundo documentário (como todos os seguintes) é dublado em espanhol. Não sei dizer se ele faz parte de alguma série, apenas que foi exibido pelo Discovery Channel. Seu nome (no original em inglês) é Hindenburg: Fire In The Sky. Ele tem a mesma estrutura do documentário anterior, ainda que aborde de forma diferente alguns temas, o que permite uma comparação e acréscimo de informações. Ele foi gravado anos antes do documentário anterior, basta ver os rostos de Werner Doehner e Werner Franz, os sobreviventes que aparecem em ambos os documentários. A diferença entre este e o anterior, é que este dedica apenas os últimos 3 minutos para explicar o acidente, e de forma bem direta, sem fazer ponderações. É interessante, mas parece menos convincente.
O terceiro documentário tem uma abordagem diferente. Ele se propõem a explicar o acidente, mas, como a maioria dos documentários modernos, ele gasta muito mais tempo mostrando reuniões, com historiadores, especialistas e produtores de vídeo falando entre si, do que explicando efetivamente o acidente e oque acreditam ter sido a causa do mesmo. Tem certo interesse... Para ser franco, só coloquei o vídeo pois ele serve como um contraponto, uma versão diferente das demais.
O quarto vídeo está dividido em duas partes. É uma produção norte americana que foi dublada em espanhol e exibida no canal History. É bem impressionante, pois conta a história do criador dos zepelins, da empresa construtora dos dirigíveis, do Hindenburg, do acidente, de quase tudo... Apenas estranhei que no começo do documentário, disseram que o conde von Zeppelin teve, ele mesmo, a ideia de juntar vários balões para fazer um dirigível. Sei... E Santos Dumont? Ele não teve essa ideia antes? Bom, tirando isso, creio que vale a pena deixar esse documentário por último, pois ele é o mais completo de todos.
Segundos Fatais: O Dirigível Hindenburg:
Hindenburg Fire In The Sky:
O que Aconteceu com? O Desastre do Hindenburg:
O Hindenburg Parte1:
O Hindenburg Parte2:
Nenhum comentário:
Postar um comentário