quarta-feira, 25 de junho de 2014

I Can't Explain - II

"I Can’t Explain"

Composta por Pete Townshend, "I Can’t Explain" foi o primeiro grande sucesso da banda inglesa The Who, que até então, tocava basicamente covers de canções americanas de Rythm And Blues. Após um curto período, se apresentando sob o nome de The High Numbers, por conta da influência de um agente musical, eles retomaram o nome The Who e decidiram trilhar seu próprio estilo, gravando uma composição da própria banda.


Em uma edição da revista Q, de 1994, Roger Daltrey comentou sobre a canção: "Nós já sabíamos que o Pete (Townshend) poderia escrever canções, mas isso nunca pareceu ser uma necessidade naqueles dias ... de ter o seu próprio material ... de se explorar dessa riqueza músical e poder se apossar da América. Mas ... bandas como The Kinks começaram a fazê-lo, e eles eram provavelmente a maior influência sobre nós - eles eram certamente uma enorme influência sobre Pete, e ele escreveu "I Can’t Explain", não como uma cópia direta, mas certamente é muito derivado da música do Kinks."

A canção retrata o que é ser jovem e incapaz de expressar seus sentimentos. O sujeito da canção não pode encontrar uma maneira de dizer a sua namorada que a ama. Roger Daltrey disse à revista Uncut: "Bem, é aquela coisa – “Eu tenho um sentimento dentro, eu não posso explicar" - é Rock And Roll ... Fiquei muito orgulhoso dessa gravação. Éramos nós, sabe ... era uma canção originalmente composta por Pete e ele capturou essa energia, que era testosterona que tínhamos naqueles dias ."

Apresentação no programa Shinding! da televisão americana

Para produzir a canção, foi chamado o norte americano Shel Talmy, que era famoso por gostar de colocar fortes e altos sons de guitarra nas músicas que ele produzia. Um exemplo desse tipo de trabalhou musical pode ser ouvido na canção "You Really Got Me", o primeiro sucesso da banda The Kinks, com quem Talmy havia trabalhado um pouco antes. Talmy sabia que o som da guitarra seria muito importante para o sucesso de "I Can’t Explain". Talvez por não confiar no talento de Townshend como guitarrista, Talmy trouxe um músico de estúdio chamado Jimmy Page, que depois ficaria famoso em bandas como Yardbirds e Led Zeppelin, para trabalhar na gravação dessa faixa. Mas Townshend provou seu talento com maestria e rapidamente se estabeleceu como um guitarrista de primeira linha do Rock.

Sobre o episódio, Roger Daltrey contou para a revista Uncut: "Quando nós aparecemos para gravá-la, havia um outro guitarrista no estúdio - Jimmy Page. E ele trouxe vocalistas de apoio, o que foi outro choque (para nós). Ele deveria ter discutido isso conosco,.. mas não foi (o que aconteceu), por isso ficamos em um primeiro momento, pensando, “Que p... está acontecendo aqui? " Mas era o seu modo de gravação. " No final, a contribuição de Page para a canção acabou se resumindo a tocar o riff de fundo.

Os vocais de fundo foram feitos por John Carter e Ken Lewis, que faziam parte de um grupo chamado The Ivy League. Eles eram populares na Inglaterra por suas harmonias vocais. É importante salientar que esta canção apresentou ao grande público à poderosa bateria Keith Moon. Instintivo, ele modificava o ritmo e a batida durante as músicas, criando um estilo próprio e tornando-se um dos primeiros bateristas de alto perfil do Rock And Roll.


“I Can’t Explain” foi lançada como single em Dezembro de 1964 nos Estados Unidos e em 15 de janeiro de 1965 no Reino Unido, também como single. Na parada britânica, a canção atingiu a posição número 8. Em 1966, os integrantes do The Who romperam seu contrato com o empresário e produtor Shel Talmy. Por força contratual, Talmy tinha direito aos royalties da canção por mais 5 anos. Somente em 1971, a banda pôde lançar um álbum de compilações, chamado Meaty Beaty Big and Bouncy, com “I Can’t Explain”, sem precisar pagar os royalties para Talmy.

Outras versões
Os escorpions gravaram “I Can’t Explain” para seu álbum de 1989 Best of Rockers 'n' Ballads


David Bowie, em seu álbum Pin Ups, em 1973.


Banda Ultraje a Rigor vez uma versão para seu álbum Acústico MTV Ultraje a Rigor, de 2005. A canção foi traduzida como "Eu não sei".

Nenhum comentário:

Postar um comentário