sábado, 14 de junho de 2014

I Fought The Law - II

I Fought The Law

Origens
“I Fought The Law” foi composta por Sonny Curtis em 1958 (ainda não tenho a data precisa). Logo após a morte de Buddy Holly, de quem era amigo de infância, Curtis se juntou aos Crickets, tomando o lugar que era de Holly na guitarra. “I Fought The Law” é a canção de mais regravada de Curtis, e talvez a de maior sucesso dos Crickets, no período pós-Buddy Holly. Ela foi gravada em 18 de maio de 1959 e foi foi lançada originalmente como um single, tendo no lado B a canção “A Sweet Love”, vindo a fazer parte do LP In Style With The Crickets, de 1960.


Primeiro sucesso nacional
Em 1965, Bobby Fuller e sua banda gravaram a "I Fought The Law" pela sua própria gravadora, o selo Exeter, em El Paso, o que solidificou a popularidade da banda no Texas. Depois de desfrutar o sucesso regional, Bobby Fuller e banda decidiram mudar para uma grande gravadora, a Del-Fi Records (subsidiária da Mustang Records) e mudaram o nome da banda para The Bobby Fuller Four. Ainda naquele ano, a versão deles para “I Fought The Law” alcançou a posição número nove da parada de sucessos americana.


Apenas seis meses após a canção fazer sua primeira aparição na parada de sucessos, Fuller foi encontrado morto por asfixia no banco da frente do carro de sua mãe em um estacionamento perto de seu apartamento de Los Angeles, Califórnia. O Departamento de Polícia de Los Angeles não encontrou sinais de violência e declarou que a morte de Fuller, então com 23 anos, foi suicídio, mas parentes e amigos nunca aceitaram essa versão. Fuller foi o primeiro a modificar a letra original, principalmente em apresentações ao vivo. Ao invés dele cantar "zip gun", ele cantava "shotgun" ou "six gun", além de fazer outras modificações na letra.


Breaking rocks in the hot sun
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won
I needed money cause I had none
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won
I miss my baby and I feel so bad
I guess my race is run
Well she's the best girl that I've ever had
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won
Robbing people with a six gun
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won
I miss my baby and the good fun
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won
I miss my baby and I feel so bad
I guess my race is run
Well she's the best girl that I've ever had
I fought the law and the law won
I fought the law and the law won

The Clash
Em meados de 1978, o cantor Joe Strummer e o guitarrista Mick Jones viajaram para San Francisco (Califórnia) para a participar da mixagem do álbum, Give 'Em Enough Rope, nos estúdios Automatt. Havia uma grande uma coleção de jukeboxes com discos clássicos distribuídos em várias das salas do complexo de estúdios. Strummer e Jones ouviram a versão Bobby Fuller de "I Fought The Law" pela primeira vez em uma das jukeboxes, e no momento em que voltaram para a Inglaterra eles trataram de cantá-la em seus shows. A versão que eles fizeram de "I Fought The Law" apareceu pela primeira vez no EP The Cost of Living, de maio 1979. Esta versão ajudou a tornar a banda mais conhecida, principalmente no mercado americano, apesar de não ter conseguido alcançar uma posição alta na parada de sucessos. O Clash também adaptou a canção, para torná-la mais sombria, mudando o verso "I miss my baby"("Eu deixei minha garota") para "I kill my baby" ("Eu matei minha garota").

Dead Kennedys
Em 1987, banda punk Dead Kennedys também gravou sua própria versão de "I Fought The Law", mas tendo como tema o assassinado do prefeito de São Francisco George Moscone e do conselheiro municipal (vereador) Harvey Milk pelo também conselheiro municipal Dan White, em 1978. A maioria dos versos foram reescritos de modo que a canção fosse cantada sob o ponto de vista de White. O refrão foi alterado para "I fought the law and I won ("Eu lutei contra a lei e eu ganhei"). A canção critica o fato de White ter escapado de uma condenação de assassinato em primeiro grau, alegando insanidade temporária após ter comido muitos twinkies (bolinhos). Por conta disso, o vocalista do Dead Kennedys canta de forma irônica "Twinkies are the best friend I've ever had" ("Bolinhos são os melhores amigos que já tive").


Outras versões
Além das bandas citadas acima, diversas outras bandas e artistas gravaram suas versões e covers de "I Fought The Law". Delas, vale citar apenas a versão de:

Roy Orbison, em 1972:

Stray Cats, em 1984:

Nenhum comentário:

Postar um comentário