quinta-feira, 22 de maio de 2014

Detroit Em Ruínas - II

Algum tempo atrás, vi esse post (que reproduzo abaixo) de autoria blog do jornalista Ricardo Setti. O tema das fotos chamou minha atenção, pois trabalha com imagens de edifícios e outras construções em ruínas, e decidi reproduzí-las. Para não perder tempo pensando em um texto diferente daquele escrito pelo Ricardo Setti, pedi e consegui autorização para reproduzir a matéria. As fotos exibidas são do fotógrafo Camilo José Vergara. O link para o site do fotógrafo é: http://camilojosevergara.com

Quero avisar que não reproduzi todas as fotos que aparecem no post original. Fiz isso para que o meu post não fique muito extenso. O link para o post original do Ricardo Setti: http://veja.abril.com.br/blog/ricardo-setti/vasto-mundo/fotos-a-decadencia-de-detroit-parte-ii-agora-em-registros-noturnos/

FOTOS: A decadência de Detroit, Parte II: Agora em registros noturnos

Vista da Temple Street, a partir da Cass Avenue: parece um cenário de
guerra, mas é apenas Detroit à noite (Fotos: Camilo José Vergara)

Neste post, publicado em julho do ano passado, repassamos a decadência da falida Detroit, nos Estados Unidos, por meio de fotografias de uma exposição do canadense Philip Jairmain, ocorrida em galeria de San Francisco. A mostra privilegiava os edifícios que um dia foram importantes na cidade.

Agora voltamos ao assunto, novamente com a ajuda de um fotógrafo, para visitar uma ainda mais desoladora e sombria faceta, a noturna e periférica, da ex-Motor City, a metrópole que se tornou sinônimo de indústria automobilística na primeira metade do século XX:

Nascido em 1944 no Chile, mas residente nos EUA há décadas, o escritor, fotógrafo e documentarista Camilo José Vergara se dedica a, entre outras coisas, registrar a precariedade dos bairros mais pobres do país desde o início dos anos 1970.

Tal enfoque rendeu livros como American Ruins (Tradução: “Ruínas Americanas”). Em muitos casos, estas áreas também são conhecidas por reunirem as várias minorias étnicas que compõem a sociedade americana.

A relação fotográfica de Vergara com Detroit começou há 25 anos.

E mais recentemente, em 2013, gerou By Night in Motor City, o ensaio tema deste post, originalmente publicado pelo site da revista americana Time, formado por fotografias feitas na cidade à noite, em locais parcial ou totalmente abandonados.

“O mais notável é o horripilante vazio da cidade”, diz o autor. “Eu vi uma sombra escura e imaginei ser um enorme animal. Mas era um indigente, com sua barriga exposta”. Ainda segundo Vergara, as poucas pessoas que encontrou pela rua pareciam vagar sem rumo. “Ei cara, por que você está tirando fotos?”, lhe perguntou uma delas.

Confiram:








Nenhum comentário:

Postar um comentário