segunda-feira, 26 de maio de 2014

Heartbreak Hotel - II

Heartbreak Hotel

Origem
A canção “Heartbreak Hotel” foi escrita em 1955 por Mae Boren Axton, uma professora do ensino médio/colegial com alguma experiência no ramo musical, e Tommy Durden, um cantor e guitarrista profissional. A letra foi baseada em uma notícia veiculada pelo jornal “The Miami Herald” sobre o suicídio de um homem que, antes de pular pela janela de seu quarto de hotel, havia destruído seus documentos de identidade e deixado um bilhete onde estava escrito: “Eu ando por uma rua solitária”.

Axton e Durden dão versões diferentes de como a música foi escrita. Durden diz que ele já tinha escrito a música, e tocado com sua banda Swing Billys, antes que Axton fizesse modificações. Axton, por sua vez, conta que Durden só tinha escrito alguns versos da letra, e pediu-lhe ajuda para terminar. Ela disse para Durden: "Todo mundo tem alguém que se importa. Vamos colocar um Heartbreak Hotel no final desta rua solitária". Um músico chamado Glen Reeves, que já havia trabalhado com Axton, chegou a ser convidado para ajudar na composição, mas quando ele ouviu alguns versos da canção, disse que era a “coisa mais ridícula que já tinha ouvido, e recusou o convite. A canção foi finalizada em uma hora e Durden usou o gravador de Axton para fazer uma “demo”.

A canção foi oferecida para alguns artistas, mas todos recusaram por achar a letra estranha, quase mórbida. Com auxílio de um dono de editora, Axton conseguiu apresentar a canção para Elvis Presley durante a Convenção Anual de Disc Jockey de Música Country, ocorrida na cidade de Nashville, Tennessee, em 9 de novembro de 1955. Presley gostou da composição e resolveu gravá-lo. Antes, o agente de Presley, o famoso Coronel Tom Parker garantiu por contrato que os royalties da canção seriam dividos entre Presley, Durden e Axton. Durden não se incomodou com isso, como ele próprio contou em uma entrevista de 1982: “Esta canção pagou o (meu) aluguel por mais de 20 anos."

Nesta publicação inglesa da época, vê-se que Elvis Presley aparece como co-autor de "Heartbreak Hotel".

Gravação
Por essa época, vinham ocorrendo rumores de que Presley ia deixar a Sun Records, onde havia começado a carreira, e iria assinar com a RCA Victor, uma gravadora maior, que poderia dar mais visibilidade e impulsionar sua carreira. O contrato com a RCA Victor acabou sendo assinado em 21 de novembro. Em 9 de dezembro, Presley cantou pela primeira vez “Heartbreak Hotel” durante um show na cidade de Swifton, Arkansas, e declarou para o público que esta canção seria seu primeiro grande sucesso.

A gravação em estúdio ocorreu em 10 de janeiro de 1956, e contou com a participação da banda de apoio de Elvis Presley, The Blue Moon Boys, assim como músicos da RCA Victor, como o guitarrista Chet Atkins e o pianista Floyd Cramer. Somente após exaustivas sessões foi possivel chegar ao resultado sonoro desejado. O primeiro problema era que Elvis Presley não conseguia cantar parado, ele se mexia demais enquanto cantava, e foi necessário fazer uso de vários microfones para captar o som de sua voz com nitidez.

Outro problema era a obtenção do efeito sonoro adequado. O produtor da RCA responsável pela gravação não sabia que o dono da Sun Records, Sam Phillips, usava até dois gravadores de fita e um ligeiro atraso de tempo para criar os efeitos sonoros adequados. A saída acabou sendo deixar Elvis Presley assumir maior controle como produtor de suas próprias canções.


"Heartbreak Hotel" foi lançada como single no dia 27 de Janeiro de 1956, tendo no lado B "I Was The One", que também foi gravada durante as primeiras sessões na RCA Victor. "Heartbreak Hotel" liderou a parada de sucessos da Billboard 100 durante sete semanas e vendeu um milhão de cópias, tornando-se um dos singles mais vendidos de 1956. 

Versões e covers
“Heartbreak Hotel" foi regravada por vários astros de Rock, Pop e demais estilos musicais, incluindo:
The Cadets:

Delaney Bramlett, em 1965:

Bruce Springsteen, em 1978:
https://www.youtube.com/watch?v=Domu1pQFCcA

Willie Nelson e Leon Russell que, em 1979, lideraram a parada de sucessos americana:

Guns And Roses, 1986:

Nenhum comentário:

Postar um comentário