quarta-feira, 16 de abril de 2014

Baby Let Me Take You Home - II

Baby Let Me Take You Home

O interessante de criar esse blog, e pesquisar a respeito das músicas de que gosto, é a possibilidade de descobrir histórias interessantes sobre as mesmas. Esse é o caso de “Baby Let Me Take You Home” que ficou famosa através da banda The Animals. A canção, creditada a Bert Russell (também conhecido como nome de Bert Berns) e Wes Farrell, é na verdade uma adaptação de uma antiga música popular americana. Fiz uma pesquisa para descobrir a história da canção, mas, pelo que li, ela é o resultado de uma série de adaptações feitas por diversos compositores e músicos. Uma vez que não tenho à minha disposição detalhes (por exemplo: quem teria sido o autor original, quem foram todos os compositores que contribuíram com a canção e melodia e as datas), irei contar o histórico dessa composicão de forma sucinta.


Os primórdios
A origem da canção não é muito clara. Alguns estudiosos da história do Blues defendem que ela teria sido composta bem antes dos anos 1930. O que se sabe com certeza é que em janeiro de 1935 o conjunto State Street Boys gravou a música “Don’t tear my Clothes”. Apesar de essa música ter uma letra bem diferente de “Baby Let Me Take You Home”, é possível perceber que ambas tem a mesma melodia e ritmo. Nos anos seguintes, diversas versões e adaptações foram feitas na melodia e letra de “Don’t tear my Clothes”, incluindo: “Don’t tear my Clothes”  do cantor Washboard Sam (1936),


“Mama Let Me Lay It On You”  do cantor Walter Coleman (1936),


“Baby Don’t You Tear My Clothes” do grupo The Harlem Hamfats (1937) (Não achei o vídeo), “Let You Linen Hang Low” da cantora Rosetta Howard (com o grupo The Harlem Hamfats) (1937),


e “Mama Let Me Lay It On You” do cantor Blind Boy Fuller (1938).

O Folk
No final da década de 1950 (provavelmente em 1959) a canção foi adaptada por Eric von Schmidt, um guitarrista, cantor e compositor de blues que começou a se interessar por um novo estilo musical que surgia nos EUA: O Folk. Von Schmidt ouviu pela primeira vez a música através da gravação Blind Boy Fuller e decidiu fazer própria versão, que recebeu o nome de "Baby, Let Me Follow You Down". Ele próprio contou que para isso usou cerca de “três quartos” da versão de outro compositor e músico chamado Reverendo Gary Davis. De fato as versões de von Schmidt e Davis são quase idênticas. Nos primeiros anos da década de 1960, o cantor de Folk Dave Van Ronk passou a se apresentar nas casas de café de Greenwich Village (bairro boêmio de Nova York) tocando a versão de Eric von Schmidt. Em pouco tempo "Baby, Let Me Follow You Down", tornou-se uma canção obrigatória nos cafés e bares frequentados por artistas alternativos de Nova York.

Entre os jovens músicos que frequentavam a cena underground de Greenwich Village estava o (jovem e ainda desconhecido) músico Bob Dylan, que incorporou a canção ao seu repertório e gravou-a em seu álbum de estréia (Bob Dylan, gravado em novembro de 1961). Lançado em março de 1962, o disco tornou-se um dos mais influentes da história da música (e até hoje considerado um dos melhores de todos os tempos por críticos e músicos), influenciando diversos músicos dos dois lados do Atlântico e trazendo fama internacional para a canção.


The Animals
Em março de 1964, a banda inglesa The Animals lançou seu single de estréia tendo no lado A a música “Baby Let Me Take You Home” (do lado B estava “Gonna Send You Back to Walker”). No Reino Unido o single atingiu a posição número 21. Nos Estados unidos, foi o lado B que fez algum sucesso, mas mesmo assim, o single não passou da posição 57.

Como descrito anteriormente, letra da canção é creditada Bert Russell (também conhecido como nome de Bert Berns) e Wes Farrell. Não tenho informações sobre como a letra foi composta ainda, mas, comparando-se essa versão com a de Bob Dylan, pode-se ver que elas possuem versos completamente diferentes, apenas a melodia é semelhante. A versão do The Animals começa com um impressionante arpejo de guitarra (do guitarrista Hilton Valentine), possui uma seção intermediária com um longo riff de órgão elétrico (acompanhado pelo resto da banda e cantor) e termina com a música duas vezes acelerada.

A versão do The Animals para “Baby let Me Take You Home” (e também a versão deles para “House Of The Rising Sun”) acabou influenciando Bob Dylan de tal forma, que este aderiu ao uso de instrumentos elétricos em suas canções, a partir do ano de 1966. Uma decisão que causou alguma controvérsia com os “puristas” do gênero Folk (para quem a guitarra elétrica era o simbolo da indústria fonográfica e do maistream).

Nenhum comentário:

Postar um comentário