sábado, 26 de abril de 2014

Crying In The Rain - II

Crying In The Rain

Composta por Howard Greenfield (letra) e Carole King (música), “Crying In The Rain” foi gravada pela primeira vez pela dupla norte americana Everly Brothers, e lançada com grande sucesso em 1962. A canção foi a única colaboração entre esses dois compositores.

Everly Brothers
Os irmãos (Don e Phil) Everly começaram sua carreira artística em 1957, sendo fortemente influenciados pelo Country. Suas músicas eram caracterizadas por terem um som mais “leve”, calcado no uso do violão e com uso de harmonias vocais. Na esmagadora maioria de suas gravações, Don cantava a parte “baixa” da harmonia, e Phil cantava a parte "alta".

Apesar de suas raízes musicais estarem no Country, os Everly Brothers aderiram ao Rock and Roll  e excursionaram pelos Estados Unidos ao lado de Buddy Holly, e de outros pioneiros do Rock, nos primeiros anos desse movimento musical. O estilo despojado da dupla influenciou diversos cantores e bandas nas duas décadas seguintes.


“Crying In The Rain” não foi o maior sucesso da dupla, mas durante muitos anos ela foi associada exclusivamente aos Everly Brothers (apesar das inúmeras regravações e versões feitas por de outros cantores nos anos seguintes). Em 1962, a canção alcançou a posição número 6 tanto nas paradas de sucesso americanas, como nas britânicas.




A-ha
Em 1990, a banda norueguesa A-ha regravou a música e a lançou em um single, depois incluiu-a no Long Play "East Of The Sun, WestOf The Moon". As versões, do A-ha e dos Everly Brothers são muito parecidas. A diferença entre elas reside nos efeitos sonoros de chuva e o uso de instrumentos “plugados” (como órgão elétrico, guitarra e bateria bem pronunciada), o que confere à versão do A-ha uma roupagem mais Rock and Roll.

A "Crying In The Rain" alcançou a posição 13 na parada de sucessos britânica e a posição 26 nos Estados Unidos. O sucesso foi tamanho que, para as gerações mais recentes, “Crying In The Rain” é associada exclusivamente ao A-ha, de tal forma que poucos se lembram da versão original.

Felizes com o sucesso renovado da canção, os Everly Brothers convidaram os integrantes da banda norueguesa para um encontro. Don e Phil então presentearam os três integrantes do A-ha com três violões, que são usados até hoje em shows da banda norueguesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário