terça-feira, 29 de abril de 2014

Hang On Sloopy - II

Hang On Sloopy

Origens
O título original de "Hang On Sloopy" era “My Girl Sloopy” e foi composta por Bert Russel (pseudônimo de Bert Berns) e Wes Farrell. A canção era uma homenagem à cantora de Jazz Dorothy Sloop, mais conhecida pelo nome artístico de Sloopy, e tem como tema a discriminação social.

A canção foi gravada pela primeira vez pelo grupo vocal The Vibrations, no ano de 1964, e alcançou a posição 26 das paradas de sucesso americana:



Outra versão interessante de “My Girl Sloopy” foi gravada pela banda Little Caesar & The Consuls. (Tentei de diversas formas anexar o vídeo com a versão produzida por essa banda, mas, por algum motivo, o blogger se recusa a fazer isso, se quiserem ver e ouvir, o link é: https://www.youtube.com/watch?v=0AiWzUY2VPg)

E essa versão da banda The Yardbirds, julho de 1965 (obs: quando eles gravaram a música, ela ainda se chamava "My Girl Sloopy"):



O estranho caminho para o sucesso
A canção chegou ao primeiro lugar das paradas de sucesso (durante apenas uma semana) em 1965, através da banda The Mc Coys. Formada por adolescentes que ainda faziam o colegial (ensino médio), a banda começou sua carreira com o nome de Rick Z Combo e pouco tempo depois mudaram o nome para Rick And The Raiders. Em 1965, eles fizeram o show de abertura para uma estranha banda chamada The Strangelovers (banda, esta, que não passava de uma jogada de marketing de três compositores americanos, que se apresentavam como se fossem australianos).

Os integrantes do The Strangelovers pretendiam gravar “My Girl Sloopy” depois que conseguissem emplacar “I Want Candy” na parada de sucessos. Excursionando com eles, pelos Estados Unidos, estava a banda inglesa The Dave Clark Five. Segundo algumas versões, os ingleses perceberam o apelo comercial da canção e decidiram grava-la também.


(Agora vem a parte que não está bem explicada para mim)


Acontece que os integrantes do The Strangelovers não queriam lançar “My Girl Sloopy” para que esta não atrapalhasse o esforço para fazer “I Want Candy” subir nas paradas de sucesso. Em um show, na cidade de Dayton (Ohio, EUA), os integrantes do The Strangelovers viram a apresentação da banda Rick And The Raiders (que abriu o show para eles) e decidiram leva-los para Nova Iorque (com autorização dos pais dos garotos, claro!). Chegando lá, a banda foi orientada a mudar de nome para The Mc Coys e a gravarem os vocais (sobre a faixa musical que já estava pronta) da música “My Girl Sloopy”. Por fim, o nome da canção foi alterado para “Hang on Sloopy”.



Ironicamente a música, que os músicos do The Strangelovers não queriam gravar, caiu no gosto popular e alcançou as primeiras colocações da parada de sucessos americana, chegando ao primeiro lugar ainda em outubro de 1965, e vendendo mais de um milhão de singles naquele ano.


Outras versões
A canção (já sob o nome de “Hang On Sloopy”) recebeu muitas versões ao longo dos anos. A primeira versão com algum sucesso (ou digna de nota) foi gravada pelo conjunto de Jazz Ramsey Lewis Trio (ainda em 1965) e alcançou a posição numero 11 na parada de singles.


The Supremes, agosto de 1966:


No Brasil, também fizeram uma versão da canção, intitulada “Pobre menina”. Ela foi gravada pela dupla Leno e Lilian e lançada em seu disco de estreia no ano de 1966.


Ao todos seriam 59 as versões registradas da música “My Girl Sloopy”, sob esse nome, ou sob o nome “Hang On Sloopy”.

Observação: Existe uma música chamada "Louie, Louie" que é frequentemente confundida com “Hang On Sloopy”. Falarei dessa outra música no momento oportuno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário